Este artigo nasceu da necessidade de refletir criticamente sobre os impactos éticos da personalização digital suportada por Inteligência Artificial, numa altura em que o marketing se torna cada vez mais orientado por dados e algoritmos.
A Melhor Estratégia para Captar Novos Clientes

A melhor estratégia que uma empresa pode utilizar para atrair novos clientes e fazer crescer as suas vendas é sem dúvida a recomendação feita por outros clientes, o chamado "passa palavra" ou "word of mouth". Esta estratégia tem bastante impacto na conquista de novos clientes, pois estes acreditam mais na opinião de quem já experienciou o produto/serviço, do que em publicidade, sendo que esta estratégia tem custos muito reduzidos para a empresa.
Mas ao contrário do que se possa pensar, a maioria das empresa nada faz para que estas recomendações aconteçam e ficam à espera que apenas por fazerem um bom trabalho ela irá acontecer mais tarde ou mais cedo. Muitas vezes o que acontece é que o empresário não quer parecer carente ou desesperado ao pedir recomendações de forma ativa.
Acham que pedir recomendações é como mendigar ou pedir um favor e não há dúvida de que esse não é o tipo de posicionamento que pretende para o seu negócio. Peça e receberá, ao aplicar um sistema em torno da geração de recomendações, aumenta drasticamente a fiabilidade do marketing boca a boca.
Embora que nem toda a gente o vá recomendar, muitos vão e não há dúvida que isso é muito melhor do que esperar passivamente. Certo é que todos nós conhecemos pessoas com os mesmos gostos que nós o que torna natural a recomendação.
Pense na última vez que recomendou um restaurante a um amigo. Fê-lo por como um favor ao dono do restaurante?, não creio, o mais certo é que quisesse que o seu amigo tivesse uma experiencia inolvidável tal como a sua.
Uma das melhores maneiras de obter recomendações é pedi-las diretamente aos clientes a que forneceu uma boa experiência, não tenha receios, lembre-se de que esta é umas doa formas mais eficazes de conquista de clientes e menos dispendiosa.

NUNO MILITÃO
CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
Últimos artigos no blog da nossa empresa
Seja o primeiro a ler o que há de novo!
Nos próximos anos, darei início a uma nova etapa académica e profissional: a realização de um doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, no âmbito do qual irei desenvolver um modelo integrado de gestão sustentável baseado em princípios ESG, especialmente desenhado para micro e pequenas empresas (MPE) do setor agroalimentar na ...
ESG e ODS: Distinções Conceptuais e Convergência Estratégica para a Sustentabilidade Empresarial
A sustentabilidade tem vindo a afirmar-se como um elemento estratégico central tanto nas políticas públicas como na gestão empresarial. Entre os principais referenciais utilizados neste contexto destacam-se os critérios ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e de Governação) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável...
Por Nuno Militão — Docente e Coordenador do Estudo | ISLA de Santarém