Neste artigo, vou discutir cinco estratégias fundamentais que irão ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa em 2024. Estas estratégias são essenciais para um desenvolvimento sustentável e eficaz dos negócios.
Como Gerir Um Pequeno Negócio
O sucesso de um projeto de empreendedorismo está necessariamente ligado ao seu empreendedor e ao modo de como vai gerir o seu negócio.. As competências do empreendedor e o potencial do projeto apresentado são duas variáveis fundamentais para alcançar o sucesso. A decisão de empreender deve de ser ponderada, o empreendedor deverá de estar consciente de que ser dono do seu próprio negócio vai implicar mudanças na sua vida familiar/profissional. As suas motivações para o negócio devem ser claramente analisadas e deverá também aferir sobre a possibilidade de conseguir reunir todos os recursos necessários para o desenvolvimento do seu projeto. Para gerir uma empresa de sucesso o empreendedor terá de ser possuidor de algumas competências chave para o desenvolvimento do projeto. Assim sendo podemos organizar as competências de um empreendedor em 4 grandes dimensões:
Competências Pessoais
As competências pessoais são o resultado da formação pessoal, da personalidade e das atitudes, ajudando a compreender o empreendedor enquanto ser humano.·
Honestidade- A imagem de credibilidade do empreendedor, e o ponto-chave para que seja aceite por todos os stakeholders como parceiro de negócio.·
Capacidade de enfrentar riscos- (Ambição, espírito de iniciativa, criatividade). Quando um negócio está a nascer, muitas das vezes sem a certeza de que vai ser um sucesso e com necessidade de ultrapassar um sem número de desafios, é a atitude do empreendedor, de aceitar riscos, de trocar soluções mais estáveis pela ambição, de construir a diferença e de utilizar a sua criatividade e espírito de iniciativa, que vai ser determinantes para o impulsionar, no desafio de transformar uma ideia num negócio de sucesso.·
Auto-confiança- (Persistência, perseverança, resiliência). A autoconfiança, a persistência de continuar a acreditar no sucesso e a trabalhar, mesmo quando as experiencias inicias não são bem-sucedidas e a resiliência para enfrentar os desafios que vão surgindo são garantias do empreendedor em procurar o sucesso do seu negócio.·
Auto-disciplina- (Pontualidade, autocontrole, organização). Ao assumir o papel de empreendedor, é necessário autodisciplina e organização para aplicar essas características de sucesso a si mesmo e à equipa, uma vez que ninguém o fará por si.·
Capacidade de análise- No que diz respeito a projetos de empreendedorismo e inovação, a passagem da ideia ao negócio é muito dinâmica e a capacidade de análise e síntese vai ter um papel chave no desenvolvimento do projeto.·
Poder de comunicação- Comunicar o negócio ao mercado e aos diferentes stakeholders, é a chave para que uma boa ideia se transforme num negócio de sucesso.
Competências Relacionais
Nesta dimensão o empreendedor deverá de ser capaz de conciliar a capacidade de empatia com a projeção.
Empatia- Capacidade de compreender os outros.
Projeção- Capacidade de se focar nos objetivos.
Capacidade de interação- Mantendo o foco nos objetivos e nos resultados, ser capaz de obter resultados trabalhando com um grupo.
Competências de Conhecimento
Esta dimensão agrupa um conjunto de conhecimentos, a que chamamos Know-how. Muitos destes conhecimentos resultam da formação académica do empreendedor ou de um esforço individual de pesquisa e estudo.
Conhecimento de gestão empresarial- Quando o empreendedor transforma uma ideia em negócio está perante um quadro empresarial que precisa de ser gerido com atitude profissional. Como principal responsável pelo sucesso do negócio, o empreendedor deverá possuir uma boa formação em diversas áreas da gestão empresarial.
Competências Técnicas
Aplicação dos conhecimentos de marketing- Para além dos conhecimentos de marketing, o empreendedor deverá ser capaz de aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de plano operacional corrente.
Gestão por objetivos- Estabelecer objetivos ambiciosos e realistas é uma base fundamental para a motivação da equipa, para o planeamento coerente das atividades e para a avaliação do crescimento do negócio.
Planeamento, organização e método- É fundamental um bom planeamento das fases de implementação e das diversas atividades, bem como uma boa organização das tarefas.
NUNO MILITÃO
CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
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