Este artigo nasceu da necessidade de refletir criticamente sobre os impactos éticos da personalização digital suportada por Inteligência Artificial, numa altura em que o marketing se torna cada vez mais orientado por dados e algoritmos.
Como ser bem Sucedido nos Negócios
Para ser bem sucedido nos negócios e como empresário obter sucesso empresarial não necessita ter nenhum Mestrado, nem um MBA em Gestão, nem tão pouco uma Licenciatura numa Universidade de referência, apenas precisa de de ter presente que qualquer empresa bem sucedida, cria ou fornece algo de valor que os outros querem ou de que necessitam, a um preço que os clientes estejam dispostos a pagar, de uma forma que satisfaça as necessidades e expectativas e que gere lucro suficiente para valer a pena continuar de portas abertas.
Em termos gerais uma empresa é um "Processo Repetitivel que..."
-Cria e fornece algo de valor.....
-De algo que os os clientes querem ou de que precisam...
-A um preço que os clientes estejam dispostos a pagar...
-De uma forma que satisfaça as necessidades e as expectativas dos clientes...
-De tal modo que a empresa faça um lucro suficientemente grande para valer a pena os seus proprietários mantê-la em atividade.
O valor não pode ser criado sem se compreender o que os clientes querem (pesquisa de mercado).
Atrair clientes implica em primeira instância captar-lhes a atenção e de seguida despertar-lhes a atenção (Marketing).
Para concluir uma venda, os clientes tem de confiar na nossa capacidade de cumprirmos o que prometemos (Fornecimento de Valor).
Já a satisfação dos clientes está intrinsecamente relacionada com a superação das suas expectativas (Serviço ao Cliente).
O lucro existe quando a entrada de dinheiro e maior do que aquele que é gasto (finanças).
Todas as empresas bem-sucedidas vendem, em última análise, aquilo que tem para propor aos seus clientes. O processo de venda tem inicio com um potencial cliente e termina com um cliente pagante, se não existir vendas não existe negócio.
As melhores e mais bem sucedidas empresas do Mundo, conquistam a confiança dos seus clientes-alvo e ajudam-nos a a compreender por que razão vale a pena pagar por aquilo que a empresa vende.
Ninguém gosta de tomar más decisões, nem deseja que se aproveitem de si, pelo que as vendas consistem, fundamentalmente em ajudar o potencial cliente a compreender o que é importante e a convence-lo de que somos capazes de lhe fornecer aquilo que lhe prometemos. O processo de venda termina com um novo cliente entusiasmado e mais dinheiro nos cofres da empresa.

NUNO MILITÃO
CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
Últimos artigos no blog da nossa empresa
Seja o primeiro a ler o que há de novo!
Nos próximos anos, darei início a uma nova etapa académica e profissional: a realização de um doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, no âmbito do qual irei desenvolver um modelo integrado de gestão sustentável baseado em princípios ESG, especialmente desenhado para micro e pequenas empresas (MPE) do setor agroalimentar na ...
ESG e ODS: Distinções Conceptuais e Convergência Estratégica para a Sustentabilidade Empresarial
A sustentabilidade tem vindo a afirmar-se como um elemento estratégico central tanto nas políticas públicas como na gestão empresarial. Entre os principais referenciais utilizados neste contexto destacam-se os critérios ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e de Governação) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável...
Por Nuno Militão — Docente e Coordenador do Estudo | ISLA de Santarém




