Este artigo nasceu da necessidade de refletir criticamente sobre os impactos éticos da personalização digital suportada por Inteligência Artificial, numa altura em que o marketing se torna cada vez mais orientado por dados e algoritmos.

De Onde Surgem as Ideias de Negócio

A base do empreendedorismo é a conversão de ideias em novas empresas. Evidentemente que a criatividade, a inovação e o assumir os riscos são importantes, mas também o é a capacidade de implementar efetivamente a sua ideia de negócio. Uma ideia é uma representação mental de algo concreto ou abstrato, um conceito ou uma invenção. Todos nós já tivemos ou teremos ideias "brilhantes" que ao vê-las realizadas por outros dizemos "eu já tinha pensado nisto", mas o fato é que não dedicamos algum tempo a apontar, a pensar, a escrever, ou a avaliar essa ideia a ver se existe uma oportunidade que podemos explorar.
As oportunidades de negócio estão por todo o lado e esperam por um empreendedor para as identificar e aproveitar. As ideias de negócio direciona-se na maioria dos casos a um, ou a vários, de três aspetos:
1. Novo Mercado: muitos empreendedores lançam-se com um produto ou serviço que não é novo no Mundo, mas é novo para o segmento alvo do mercado a quem se dirige numa nova localização geográfica;
2. Nova tecnologia: alguns novos negócios baseiam-se em novas tecnologias aplicadas ao processo de produção ou aos produtos;
3. Novo Benefício: alguns empreendedores inovam na forma de oferecer um produto ou prestar um serviço, o que implica oferecer algum novo beneficio aos clientes.
A ideia: É o ponto de partida para o desenvolvimento de um negócio. Numa perspetiva muito genérica, uma ideia surge como resposta a uma necessidade identificada. O mercado permite detetar uma necessidade, mas não define o produto de que necessita. A visão empreendedora vai revelar-se na capacidade de detetar uma necessidade e desenvolver uma solução ou produto para a satisfazer.
Uma ideia pode surguir num momento inesperado, partindo das mais diversas fontes e contextos, as ideias de negócio surgem de muitos lados e de muitas fontes, surgem de uma simples conversa com colegas, de experiências pessoais e de trabalho, da leitura de revistas ou jornais. É normal que numa fase inicial as ideias sejam muito vagas, mas servem como farol para a procura de mais informação, de modo a serem analisadas pelo empreendedor e assim conseguir dar corpo á ideia e desenvolve-la.:
.Identificar necessidades ou deficiências: através da pesquisa de necessidades não satisfeitas e produtos passiveis de sofrer melhorias
.• Observar tendências: estudar o mercado e observar tendências sejam elas locais, regionais, nacionais ou internacionais.
• Procurar novas aplicações: monitorizar produtos/serviços quer já existam e adequa-los a novos usos.
• Hobbies: através de hobbies insuspeitos, podem ser identificadas necessidades de mercado que vale a pena colmatar.
• Observar o sucesso de outros: muitas empresas posicionam-se muito perto de outras que já existem, isto é, imitam o sucesso das outras. Contudo é importante analisar bem o que se está a fazer, qual a tecnologia do mercado e a fonte de valor acrescentado que oferece ao cliente. No fundo isto passará por analisar porquê a empresa está a ser bem-sucedida e onde é que o empreendedor poderá introduzir alguma forma de diferenciação.
• Derivação da ocupação atual: muitos empreendedores deixam o seu trabalho para iniciar uma empresa no mesmo setor e área de atividade.
• Aposta na investigação e desenvolvimento: Outra das formas de desenvolver uma ideia de negócio, é através da investigação e desenvolvimento de novos produtos.

NUNO MILITÃO
CONSULTOR/FORMADOR GESTÃO
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Por Nuno Militão — Docente e Coordenador do Estudo | ISLA de Santarém