1. Novo Mercado: muitos empreendedores lançam-se com um produto ou serviço que não é novo no Mundo, mas é novo para o segmento alvo do mercado a quem se dirige numa nova localização geográfica
2. Nova tecnologia: alguns novos negócios baseiam-se em novas tecnologias aplicadas ao processo de produção ou aos produtos;
3. Novo Benefício: alguns empreendedores inovam na forma de oferecer um produto ou prestar um serviço, o que implica oferecer algum novo benefício aos clientes.
A ideia é o ponto de partida para o desenvolvimento de um negócio. Numa perspetiva muito genérica, uma ideia surge como resposta a uma necessidade identificada.
O mercado permite detetar uma necessidade, mas não define o produto de que necessita. A visão empreendedora vai revelar-se na capacidade de detetar uma necessidade e desenvolver uma solução ou produto para a satisfazer.
Uma ideia pode surgir num momento inesperado, partindo das mais diversas fontes e contextos, as ideias de negócio surgem de muitos lados e de muitas fontes, surgem de uma simples conversa com colegas, de experiências pessoais e de trabalho, da leitura de revistas ou jornais. É normal que numa fase inicial as ideias sejam muito vagas, mas servem como farol para a procura de mais informação, de modo a serem analisadas pelo empreendedor e assim conseguir dar corpo à ideia e desenvolve-la:
Identificar necessidades ou deficiências: através da pesquisa de necessidades não satisfeitas e produtos passiveis de sofrer melhorias.
Observar tendências: estudar o mercado e observar tendências sejam elas locais, regionais, nacionais ou internacionais.
Procurar novas aplicações: monitorizar produtos/serviços quer já existam e adequa-los a novos usos.
Hobbies: através de hobbies insuspeitos, podem ser identificadas necessidades de mercado cado que vale a pena colmatar.
Observar o sucesso de outros: muitas empresas posicionam-se muito perto de outras que já existem, isto é, imitam o sucesso das outras. Contudo é importante analisar bem o que se está a fazer, qual a tecnologia do mercado e a fonte de valor acrescentado que oferece ao cliente. No fundo isto passará por analisar porquê a empresa está a ser bem-sucedida e onde é que o empreendedor poderá introduzir alguma forma de diferenciação.
Derivação da ocupação atual: muitos empreendedores deixam o seu trabalho para iniciar uma empresa no mesmo setor e área de atividade.
Aposta na investigação e desenvolvimento: Outra das formas de desenvolver uma ideia de negócio, é através da investigação e desenvolvimento de novos produtos.
Validação da Ideia
Quando existe uma ideia de negócio é muito importante que esta seja validada, pois irá permitir ao empreendedor perceber se vale a pena iniciar o seu projeto, ou se por outro lado, não existem condições para o sucesso da mesma.
A avaliação da viabilidade de uma ideia deve ser feita tendo em conta duas perspetivas