O "Lucro" como Motor de Crescimento

24-04-2024

Objetivo de Uma Empresa

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas por ser bonito, ou apenas para dizer que é um empresário.

A evolução natural de um negócio é o crescimento. Aliás, o caminho natural de qualquer coisa no universo e na natureza é a evolução. E é princípio básico da mesma natureza que todas as coisas ou estão a crescer ou a morrer. Não há meio-termo! Visto de outra forma, arriscava-me a dizer que, como empresários, não temos escolha. O nosso negócio, como todas as outras coisas, também está, a cada momento, a crescer ou a morrer.

Se pensa que o seu negócio pode estar estagnado, está enganado. Provavelmente, este já começou a morrer e ainda não se apercebeu disso. Das duas uma: ou volta a colocá-lo no caminho do crescimento ou é uma questão de tempo até que ele esteja definitivamente condenado.

Fomentar o crescimento das vendas é o primeiro passo no crescimento de um negócio, mas as vendas servem essencialmente pela forma como alimentam o crescimento dos outros três vetores fundamentais. (Lucro, Cash-Flow e a criação de Valor).

Vender o mais possível e transformar as vendas na maior percentagem de lucro possível e esta percentagem de lucro na maior quantidade de fluxo de caixa que for possível para ser reinvestido nas vendas, assegurando que o círculo virtuoso, não apenas tem a maior dimensão que é possível, mas também a maior consistência e previsibilidade. Muitos negócios aumentam as suas vendas e por vezes muito significativamente durante bastante tempo e nunca aprendem a transformá-las no derradeiro propósito da atividade empresarial: o lucro!

Eu tenho de me assegurar que as minhas vendas se transformam sempre num lucro.

O Lucro é um círculo virtuoso " com ele eu posso fazer um monte de coisas boas"

Com lucro posso criar mais postos de trabalho e dar melhores condições aos colaboradores.

Com lucro consigo estabelecer relações saudáveis com os fornecedores.

Com lucro consigo remunerar o risco do investidor.

Com lucro consigo pagar impostos.

O Lucro é o início de uma sociedade melhor.

A atividade comercial serve para gerar lucro.

O Lucro é a razão de existir da empresa.

Temos de estar focados no lucro.

O lucro deve servir sobretudo para ser reinvestido na empresa, para fomentar o crescimento das vendas. Esse investimento pode ser feito na compra de mercadorias, na compra de ativos que possibilitem o aumento das vendas, na criação de mais postos de trabalho e na oferta de melhores condições para os colaboradores. Só com o reinvestimento do lucro, é possível assegurar o crescimento das vendas, o aumento do lucro, e por sua vez alcançar o sucesso da organização.

Nuno Militão

Consultor/Formador de Gestão Estratégica e Financeira

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